Social Icons

twitter facebook rss feed email

8 de janeiro de 2012

Mulheres Ricas e meu Palácio de Versalhes

Mulheres ricas é o novo reality show da band, que estreou nesta primeira semana de 2012. O programa não apresenta uma fórmula nova, retratando a vida de cinco socialites cariocas. Algo semelhante aos programas protagonizados por Paris Hilton ou Kim Kardashian nos Estados Unidos.

Mulheres ricas consolidou a band como terceiro lugar durante sua estréia e foi o assunto mais comentado no twiter, com oito termos sendo relacionados nos trending topics da rede social do pássaro azul.
Sem dúvidas o programa está recheado de futilidades e situações surreais. Esses fatos já começam a levantar contestações sobre a validade do programa em um país como o Brasil, assolado de pobreza e desigualdade, mesmo ao ostentar a sexta colocação na economia mundial. Algumas movimentações já pedem o programa fora do ar, divulgando frases como as de cima.

Confesso que não assisti ao programa, mas vejo nele uma ótima oportunidade. Sobre ostentação e riqueza, ignorando ou fazendo piada com a pobreza do Brasil, nós já temos um histórico enorme de novelas brasileiras, em sua maioria, produzidas pela Rede Globo. Mas agora temos um reality show sobre o tema. Não sei se tivemos outro reality show parecido anteriormente, já que outros, como a Casa dos Artistas, confinaram pessoas ricas em uma casa, não fazendo um acompanhamento tão grande sobre sua vida.


No século XVIII, o povo francês começava a se revoltar contra as injustiças cometidas pelos governantes franceses, iniciando-se assim, a revolução francesa. A realidade da corte francesa era completamente desconhecida para a grande parte do povo faminto daquele país, que apenas conhecia aquela realidade luxuosa por meio de histórias. Dizem as lendas, que ao iniciar as revoltas, eles dominaram um dos principais palácios franceses, em Versalhes. Os pátios do Palácio de Versalhes reviraram os olhos dos revoltosos franceses, mas tendo um efeito contrário. A luxuosidade daquele lugar serviu como combustível para inflamar o coração daquele povo. Como, no meio de tanta miséria, uma parcela tão pequena da população poderia ter todo aquele luxo e gastos?
Mulheres Ricas pode ser o nosso palácio de Versalhes. Não tenho a ingenuidade de acreditar que um programa de televisão com um público ainda tão pequeno possa causar uma revolta na população. Mas creio que ele pode gerar muitas contestações, reflexões e discussões entre seu público.
Basta comparar a realidade de Mulheres Ricas com a realidade mostrada em alguns episódios de A Liga, da mesma emissora, para iniciar-se uma reflexão profunda sobre a desigualdade no Brasil.

Assisti apenas a alguns trechos do programa no Youtube e percebi muitas visões irônicas e críticas sobre a realidade apresentada. Não sei se foi a vontade da Band, apenas edição ou quais as intenções da emissora paulista com isso, mas gostei muito daquilo que eu vi e espero que continue assim.


Nós vemos muitas baboseiras que dizem-se voltadas para o "povão", como é o Big Brother Brasil da Rede Globo, mas é a primeira vez que eu vejo um programa que não mente sobre isso, falando mesmo que vai mostrar a realidade das “elites” brasileiras.

Espero mesmo que o meu Palácio de Versalhes continue no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.